workimg

Mulheres que revolucionaram a tecnologia

As garotas do ENIAC(Electronic Numerical Integrator and Computer)

Formado por: Kathleen McNulty, Mauchly Antonelli, Jean Jennings Bartik, Frances Synder Holber, Marlyn Wescoff Meltzer, Frances Bilas Spence e Ruth Lichterman Teitelbaum. Elas foram as selecionadas para programar o ENIAC. O objetivo era criar o primeiro computador eletrônico e digital para a Segunda Guerra Mundial, mas não havia linguagem de programação, software, e nem sistema operacional. Elas só tinham digramas, esquemas de como as coisas deveriam funcionar.

Então precisavam descobrir como interagir com aquele computador, o primeiro do tipo, e “quebrar” as equações diferenciais que ele deveria executar, de modo a conseguir programá-lo e colocá-lo em funcionamento. Algumas delas eram responsáveis pela configuração do ENIAC, dando as instruções para realizar os cálculos necessários.

workimg

O ENIAC não ficou pronto a tempo de ser usado para a Guerra. No entanto, quando ele foi revelado à imprensa e ao público em 1946, as mulheres nunca foram citadas pelo trabalho feito. Elas foram responsáveis em dar o ponta pé inicial em muitos protocolos usados ainda hoje. Goldstine, criou o primeiro manual do ENIAC, ela junto com Jennings, tiveram influência em sistemas de salvamento de configurações e preferências. Snyder, criou o teclado numérico para facilitar na programação.