Qualidade de Software

A engenharia de software pode ser definida como um conjunto de princípios para desenvolvimento de um produto com alto nível de qualidade e confiança, que funcione de maneira eficiente. Para isso, a qualidade se torna o marco principal.

Através de uma revisão e diagnóstico sobre o processo de desenvolvimento e qualificação atual da empresa é possível:

Com uma análise detalhada e mapeamento dos principais ofensores, é possível definir importantes cenários de atuação, colocando-os numa prioridade para implantação. Dentre os principais cenários, estão:

Indicadores de Qualidade X Indicadores de Processo

Os indicadores de qualidade demonstram os níveis de cobertura da demanda considerando a quantidade de defeitos abertos na etapa de homologação, enquanto que os indicadores de processos demonstram a evolução do processo de qualificação.

Com a definição e padronização de indicadores os times garantem o acompanhamento e visibilidade necessários durante todo o projeto.

Abaixo, estão alguns dos indicadores que podem ser usados para medir e avaliar a qualidade do sistema e dos processos.

Independente da metodologia utilizada para o desenvolvimento de software os times precisam trabalhar para a Qualidade do Produto, fomentando práticas de Testes e Automação, criando um ambiente colaborativo que estimule a disseminação de informações, passagem do conhecimento e o reuso de conhecimento para obter vantagem competitiva através do domínio do negócio e dos processos.

Todos os envolvidos no projeto precisam ter acesso a base de informações. Assim, o aproveitamento das equipes será maximizado e os benefícios serão visíveis: