workimg

De Data Base para Design + Build the Future

DBServer comemora 26 anos de atuação apostando nas pessoas e em seu potencial

No início da década de 90, quando criamos a DBServer, observávamos uma fragmentação no atendimento às demandas de TI das empresas. Para nós este era um cenário preocupante, pois cada vez mais as soluções computacionais estavam mais complexas e exigiam uma visão integrada.

Era o tempo do downsizing, da descentralização através das redes de computadores, da computação cliente-servidor e distribuída. Vimos neste cenário uma oportunidade para criar uma empresa cujos valores passavam por compreender que o problema do cliente era nosso problema, não havendo espaço para situações do tipo “eu fiz a minha parte e agora não é mais meu problema”. Junto a este compromisso, compartilhar conhecimento era um mantra que executávamos com paixão através de serviços de consultoria e treinamento, e isto sempre gerou encantamento em nossos clientes.

Termos como startup e liderança servidora não estavam difundidos, mas já praticávamos em nosso dia a dia na DB. Um certo dia, um dos nossos primeiros clientes, que permanece conosco até hoje, nos disse “- O curso foi muito bom e a consultoria também, agora precisamos que vocês realizem junto conosco esta implementação”. Para nós foi uma surpresa, não estava em nosso radar sermos uma empresa desenvolvedora de software. E foi assim em meados dos anos 90 que pivotamos - outra expressão não utilizada na época e que designa uma mudança radical no rumo do negócio - nosso modelo de negócios para incorporar o desenvolvimento de software customizado para nossos clientes.

Com a experiência do desenvolvimento do primeiro sistema usando banco de dados distribuído da Oracle no Rio Grande do Sul para este cliente, ficaram forjados três importantes valores que nos acompanham até hoje: o problema é de todos; fazemos e entregamos juntos; compartilhamos o que aprendemos fazendo.

E foi assim, por linhas quase sempre sinuosas que chegamos até aqui. Nos reinventando a partir de nossas raízes nos sentimos fortalecidos e prontos para os desafios que se apresentam.

Hoje somos mais de 500 pessoas distribuídas por todo Brasil, com iniciativas promissoras de internacionalização e inovação. Nossa unidade de São Paulo está em crescimento consistente. Somos fruto de nossas escolhas, e nós escolhemos colocar as pessoas em primeiro lugar.

Eduardo Peres, Diretor fundador da DBServer