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Walmart Brasil instala self-checkouts

O Walmart Brasil está em fase de instalação de caixas de autoatendimento em hipermercados e supermercados. Nos próximos três meses, até cinco unidades receberão os terminais de “self-checkout”.

A previsão da rede é chegar a 100 terminais em operação até 2019.

Os novos caixas fazer parte de um projeto de reinvenção de lojas que conta com investimento total de R$ 1,5 bilhão e será desenvolvido até 2020.

A primeira unidade do Walmart Brasil a receber a novidade foi o hipermercado no Tamboré, em Alphaville (SP), onde seis caixas de autoatendimento foram instalados.

Depois de São Paulo, a empresa planeja levar os novos caixas para lojas de Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Na fase de testes, os consumidores que entram na loja no Tamboré estão sendo convidados a utilizar as máquinas em comunicados feitos por mensagem via SMS, enviada por tecnologia de geolocalização, e de forma presencial com promotores.

O self-checkout é configurado nos idiomas português, inglês e espanhol e é composto por três divisões: base de apoio para produtos, leitor de código de barras com tela de informações e área de empacotamento de mercadorias.

As áreas dos caixas rápidos de autoatendimento também contam com a assistência de um funcionário dedicado para ajudá-los em situações de erros ou dúvidas.

Para utilizar o terminal, o primeiro passo é recolher os itens do carrinho e registrá-los através do scanner um de cada vez, colocando-os em seguida na área de empacotamento.

No caso de registro de itens restritos, como bebidas alcoólicas e cigarro, a luz amarela é acesa e a autorização da compra é feita somente após entrega de documento ao supervisor que comprove a idade mínima de 18 anos.

Ao finalizar o registro de todos os produtos, os consumidores passam para o momento do pagamento, escolhendo na tela se irão pagar a compra por meio de cartões de débito, crédito, vale-alimentação ou cartão presente, não sendo disponível o pagamento em dinheiro.

No final do processo, é emitido o cupom fiscal, no qual é impresso um QR Code para que o cliente apresente na saída da área de autoatendimento.

Os terminais ainda contam com sinalização luminosa na parte superior, nas cores verde (liberado), amarelo (atenção) e vermelho (interrompido), que indicam aos clientes e ao supervisor se o processo de compra está ocorrendo normalmente ou se requer algum tipo de ajuda.

A tecnologia de autoatendimento é uma realidade muito difundida no varejo americano e que está decolando no Brasil nos últimos anos.

O Walmart americano, por exemplo, comprou 10 mil máquinas de self-checkout da NCR em 2013, para contar com o equipamento em 1,2 mil lojas nos Estados Unidos.

No Brasil, um caso recente é das Lojas Americanas. A Perto, fabricante gaúcha de caixas eletrônicos, vendeu alguns terminais de self-checkout para a redes de varejo no final de 2017.

Ao todo, a Perto já vendeu mais de 100 equipamentos do tipo para diversos grupos. Um dos casos mais chamativos foi para o Zaffari, o maior supermercadista gaúcho.