workimg

Futuro do suporte às funcionalidades da linguagem Java 8 no Android

No Google, sempre tentamos fazer a coisa certa. Às vezes isso significa ajustar nossos planos. Sabemos o quanto nossa comunidade de desenvolvedores Android se importa com o suporte às funcionalidades da linguagem Java 8, e estamos mudando a maneira que oferecemos esse suporte.

Nós decidimos adicionar o suporte às funcionalidades de Java 8 diretamente ao atual conjunto de ferramentas javac e dx, e desativar o toolchain Jack. Com essa nova direção, as ferramentas e plugins existentes que dependam do formato de arquivo de classe do Java deverão continuar funcionando. Seguindo em frente, as funcionalidades da linguagem Java 8 serão nativamente suportadas pelo sistema de construção do Android. Estamos planejando lançar isso como parte do Android Studio nas próximas semanas, e queríamos compartilhar essa decisão com vocês mais cedo.

Nós inicialmente testamos adicionar o suporte ao Java 8 via toolchain Jack. Com o tempo, percebemos que o custo para mudar o Jack seria muito alto para nossa comunidade quando consideramos os processadores de anotações, analisadores de bytecode e reescritores impactados. Obrigado por testar o toolchain Jack e nos fornecer feedback. Você pode continuar utilizando o Jack para construir seu código Java 8 até lançarmos o novo suporte. A migração do Jack deveria exigir pouco ou nenhum trabalho.

Esperamos que o novo plano prepare um caminho suave para que todos possam tirar vantagem das funcionalidades da linguagem Java 8 no Android. Nós vamos compartilhar mais detalhes quando lançarmos o novo suporte no Android Studio.