Ipiranga

Migração tecnológica de software para Ipiranga

- Como pode ser avaliado o trabalho da DBServer nesse caso?

Um dos grandes desafios existentes era enfrentar o rápido crescimento das necessidades da solução de automação comercial, a qual estava implantada em mais de uma centena de postos com franquias Am/Pm e JetOil e que passava a exigir uma solução de sistema mais robusta. A participação da DBServer no projeto de automação comercial dos postos-loja Ipiranga foi significativa, contribuindo para a modernização tecnológica da solução adotada e viabilizando a expansão da solução a nível nacional. Além disso, o trabalho em parceria permitiu uma total integração dos programadores e analistas da DBServer com o time do projeto, com transferência de conhecimento e adoção de novas metodologias de desenvolvimento.

- De que benefícios a Ipiranga dispõe após a qualificação do Wincash?

O novo Wincash permite que a Ipiranga continue a agregar novas funcionalidades no módulo de automação. A solução foi desenvolvida de forma componentizada, o que reduz o custo de suporte e implantação de melhorias. A estabilidade tecnológica também reduziu o número de chamados no help desk, e permite ao time de desenvolvimento focar sua atuação na análise de novas oportunidades para o negócio.

Para o franqueado, a nova versão do Wincash trouxe maior confiabilidade, agilidade e facilidade de uso. A confiabilidade foi obtida através da estabilidade tecnológica; a agilidade, com a a mudança para banco de dados MSDE e melhorias na integração com os sistemas de ponto de venda (PDV); e a facilidade de uso, com a padronização da interface gráfica e o trabalho em modo multiusuário.

Flavio Mrack
Ex-Gerente de informática da Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga

A Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga contratou a DBServer para o desenvolvimento de um processo de migração de plataforma tecnológica.

O software de controle gerencial e financeiro foi migrado para a rede de postos de serviços com franquias Am/Pm e JetOil. Apresentando e implementando as melhores práticas na realização e gerenciamento de projetos, a DBServer entregou uma versão reformulada do software Wincash.

A eficiência e as vantagens do novo produto superaram as expectativas da Ipiranga. Resultado disso é que o software também foi homologado pela Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, tornando possível sua utilização em âmbito nacional. O sistema gerencia toda a retaguarda financeira e consolida todas as informações gerenciais que circulam no cotidiano de um posto de serviços.

Originalmente, o software que a Ipiranga dispunha possuía base de dados Access, integração manual de dados entre módulos e processo de delivery manual.

Com a entrada da DBServer como parceira no projeto de automação comercial, com o objetivo focado em adaptar o software aos requisitos de qualidade da Ipiranga e às novas funcionalidades propostas, o novo produto passou a suportar atributos de uma ampla evolução.

A nova versão tem total compatibilidade funcional com os demais módulos da versão anterior, porém ganhou notáveis melhorias no processo de integração de dados e na instalação e controle de versões. O Wincash está habilitado para o modo multiusuário, com interface de usuário uniformizada, além de ter a sua base de dados em banco de dados relacional SQL Server, tornando-o mais robusto e confiável.

A DBServer também simplificou a manutenção do software e tornou a realidade do custo de atendimento bem menor, por possibilitar a sua atualização, administração e suporte de forma remota. Foi inserida, como subproduto do projeto, uma metodologia de testes e delivery do software, junto à equipe da Ipiranga.

Nessa metodologia, foram empregadas ferramentas Rational que garantiram, de forma automática, um processo de Software Quality Assurance (SQA), para a realização dos testes unitários e integrados e durante a homologação. Como consequência, a quantidade de erros por liberação de versão foi reduzida a uma quantidade muito pequena em todos os releases do sistema, bem como trouxe significativo ganho de tempo nas instalações.


“Desde o início do projeto, a preocupação com a qualidade do software que seria disponibilizado para a rede de postos era fundamental. A adoção de nossas melhores práticas para teste e qualificação de software foi facilitada pela gestão compartilhada com a Ipiranga. Isto permitiu à sua equipe incorporar imediatamente os novos procedimentos, sem maiores custos de capacitação.” destaca Verner Heidrich, coordenador da equipe DBServer.

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